Links de Acesso

Jovem que estuda na Rússia cria site para conectar são-tomenses


Edmilbe Ramos, estudante são-tomense
Edmilbe Ramos, estudante são-tomense

Falta apenas um semestre para Edmilbe Ramos terminar o curso em tecnologias de informação na Universidade Russa Amizade entre os Povos. Em Moscovo desde outubro de 2013, ele diz que o tempo passou depressa.

Os desafios foram vários: aprender uma nova língua; adaptar-se a uma nova cultura; acostumar-se a ficar longe dos familiares; aprender a viver com estrangeiros; enfrentar o severo inverno russo.

“A Rússia é um país difícil. Eu tive a oportunidade de passar pelo Marrocos. Achava que lá seria melhor que a Rússia, mas é a mesma coisa."

Ramos destaca que o importante é o estudante ter uma meta clara para poder superar as dificuldades quando elas aparecerem.

Alunos santomenses em Moscovo na aprovação do estatuto da asssociação
Alunos santomenses em Moscovo na aprovação do estatuto da asssociação

Foi ao adquirir experiência e participar de várias atividades em Moscovo que Edmilbe Ramos decidiu criar um site para conectar são-tomenses. Em 2016, enquanto presidente da Associação dos Estudantes São-Tomenses em Moscovo, criou o site www.pastp.com.

Lá as pessoas podem ler notícias sobre o que acontece na Rússia, ficar sabendo sobre os custos do alojamento, alimentação e transporte. Podem ver álbums de fotos, ler artigos e trabalhos científicos.

“Vão conhecer Moscovo sem estar em Moscovo."

Alunos são tomenses no exterior, que moram fora da Rússia também participam enviando fotos, artigos e informações para o site.

“Eu sempre quis pôr a minha formação em prática. Tanto que escolhi estudar tecnologias de informação, porque poderia nos ajudar muito, não só a mim, mas a São Tomé em geral.

Edmilbe Ramos tem vários planos para o futuro. Para saber sobre eles, confira a entrevista na íntegra.

Entrevista com Edmilbe Ramos
please wait

No media source currently available

0:00 0:05:17 0:00

XS
SM
MD
LG