Links de Acesso

José Eduardo dos Santos nomeia Isabel dos Santos PCA da Sonangol


Isabel dos Santos
Isabel dos Santos

A filha do Presidente angolano será administradora não executiva.

O Presidente de Angola nomeou a empresária Isabel dos Santos presidente do Conselho de Administração e administradora não executiva da Sonangol, a empresa pública de petróleos.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 2, a Casa Civil informou que José Eduardo dos Santos procedeu a várias nomeações, na sequência do seu decreto de 27 de Maio, que retira atribuições à concessionária nacional e determina que as participações que a Sonangol detém em empresas do sector transitam para sociedades gestoras públicas.

Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano e com interesses nos mais diversos sectores, no país e no exterior, foi nomeada administradora não executiva e presidente do Conselho de Administração da maior empresa do país.

Para administrador executivo e presidente da Comissão Executiva foi nomeado Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo, tendo a nota também indicado vários administradores da Sonangol.

Em função do novo modelo de organização do sector petrolífero, a Sonangol deixa de fazer pesquisa, produção e licitações.

A atribuição de blocos petrolíferos será assegurada pela Agência para o Sector Petrolífero, sendo que a empresa pública de petróleos vai passar a ser apenas concessionária nacional no sector petrolífero, deixando de exercer as actividades de pesquisa, produção e operação de blocos petrolíferos.

Entretanto, a Sonangol mantém, na sua qualidade de concessionária nacional, a gestão e monitorização dos contratos petrolíferos.

XS
SM
MD
LG