Links de Acesso

José Eduardo dos Santos pode anunciar que não será candidato em 2017


José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola e do MPLA
José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola e do MPLA

Reunião do Comité Central do MPLA da próxima sexta-feira é aguardada com muita expectativa.

O Presidente José Eduardo dos Santos poderá indicar o seu substituto para dirigir partido e o cabeça de lista para as eleições de 2017.

Dos Santos poderá anunciar sucessor - 3:50
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:50 0:00

Fontes da VOA adiantam que o anúncio poderá ser feito na sexta-feira, 2, quando Santos dirigir-se ao Comité Central do partido.

Questionado, mas sem responder directamente à pergunta se Santos não será candidato no próximo ano, o general Eusébio de Brito Teixeira, membro do Comité Central e primeiro secretário do MPLA no Kwanza Sul, disse que os militantes do MPLA “devem apoiar o presidente José Eduardo dos Santos”.

Brito Teixeira afirmou que espera ouvir do presidente Dos Santos boas orientações e lembrou que “o problema de Angola não é fácil”.

Aquele dirigente reitera, no entanto, que o MPLA poderá ressentir do abandono de Dos Santos mas apelou os militantes a cerrarem fileiras a favor do Presidente.

Por seu lado, a UNITA prefere esperar para crer. Alcides Sacala, porta-voz da UNITA, diz que Dos Santos “já habitou os angolanos a esse tipo de promessas”.

Já a CASA-CE, na voz do Lindo Bernardo Tito, a substituição poderá única e simplesmente acontecer no MPLA.

Para Tito, o MPLA “sabe que terá dificuldades para vencer as próximas eleições seja quem for o candidato, mas que chegou o tempo de Dos Santos descansar”.

XS
SM
MD
LG