Links de Acesso

José Filomeno Santos depõe hoje no tribunal


Filho do antigo Presidente José Eduardo dos Santos ilibado pelo empresário Jorge Gaudens

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, depõe hoje, 11 de Dezembro, no tribunal que o julga, juntamente com mais três arguidos, pelos crimes de tráfico de influência, burla por defraudação e branqueamento de capitais.

Na abertura do julgamento na segunda-feira, 9, o advogado de "Zenu", como é popularmente conhecido, António Gentil Simão, disse que ele esteve à margem da transferência dos 500 milhões de dólares para um banco no Reino Unido, e que o processo foi liderado pelo antigo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe.

Ontem, o empresário Jorge Gaudens Pontes Sebastião declarou que o contrato de consultoria técnica e financeira assinado entre a empresa Mais Financial Service e o Banco Nacional de Angola que permitiu a transferência de 500 milhões de dólares para o Reino Unido foi autorizado pelo ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Jose Filomeno dos Santos, filho de José Eduardo dos Santos - antigo Presidente angolan
Jose Filomeno dos Santos, filho de José Eduardo dos Santos - antigo Presidente angolan

Jorge Gaudens é acusado dos crimes de associação criminosa, fabrico e falsificação de títulos de crédito, burla por defraudação e branqueamento de capitais.

O réu, que foi ouvido durante todo o dia de ontem, negou ter concertado com “Zenu” para arquitectarem um plano para se apropriarem de valores monetários do Estado e reiterou que o antigo Presidente deixou claro que o Fundo Soberano de Angola devia ficar de fora.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG