Links de Acesso

Jornalistas moçambicanos vêem "sombras" sob futuro da sua actividade profissional


Conferência de imprensa em Moçambique (Foto de Arquivo)
Conferência de imprensa em Moçambique (Foto de Arquivo)

Em causa a proposta de Lei de Comunicação Social e Radiodifusão que pode significar retrocesso, segundo alguns profissionais

Os profissionais da comunicação social em Moçambique, assinalaram no domingo, 11, o Dia do Jornalista Moçambicano, com denúncias a persistência do clima de intimidação e de detenção e manifestando inquietação com a proposta de Lei de Comunicação Social e Radiodifusão, que, em breve, vai ser debatida na Assembleia da República.

Jornalistas moçambicanos veem "sombras" sob futuro da sua actividade profissional
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:16 0:00

Ouvidos pela VOA, alguns jornalistas disseram que apesar de o país ter uma lei de imprensa, que consideram progressista, são recorrentes situações de interferência dos poderes político e judicial, incluindo detenções, colocando em causa a actividade da comunicação social no país.

"Exemplos são vários, mas posso citar alguns dos casos mais mediáticos, nomeadamente, o desaparecimento, em Abril do ano passado, do jornalista Ibrahimo Mbaruco e a detenão dos jornalistas Hizidine Acha e de Amade Abubacar", afirma o editor do Mediafax, Fernando Mbanze.

O presidente do Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA Moçambique), Fernando Gonçalves, denuncia também vários entraves ao exercício da actividade jornalística em, "incluindo tentativas de interferir com o funcionamento dos órgãos de comunicação social e de impedir que os jornalistas realizem o seu trabalho sem qualquer tipo de interferência".

O Dia do Jornalista Moçambicano assinala-se numa altura em que a Assembleia da República se prepara para debater a proposta de Lei de Comunicação Social e de Radiodifusão, vista por alguns jornalistas e sectores da sociedade moçambicana como um retrocesso relativamente aos progressos que o país tinha feito em matéria de liberdade de expressão e de imprensa.

O jornalista e pesquisador do Centro de Integridade Pública (CIP), Borges Nhamire, diz que a sua principal preocupação tem a ver com o facto de a proposta de Lei de Comunicação Social prever a criação de um órgão regulador da imprensa dirigido pelo Governo.

"Isso é para silenciar os órgãos de comunicação social, particularmente os do sector privado", acusa Borges Nhamire.

Outros analistas dizem ser difícil imaginar o que poderá vir a acontecer com a existência desse órgão regulador "porque neste momento em que essa entidade não existe, a situação não é de todo boa para jornalistas, muitos dos quais são perseguidos e detidos de forma arbitrária".

Contudo, o presidente do Conselho Superior de Comunicação Social, o jornalista e jurista Tomás Vieira Mário, diz que a proposta de Lei de Comunicação Social prevê a protecção dos profissionais da comunicação social e punição, de forma severa, os crimes de agressão a jornalistas.

XS
SM
MD
LG