Links de Acesso

Jornalistas cabo-verdianos rejeitam Código de Ética e Conduta da empresa pública de rádio e televisão


Presidente do sindicato fala em "retrocesso"

A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) posiciona-se contra o Código de Ética e Conduta implementado pela Radiotelevisão Cabo verdiana.

Jornalistas cabo-verdianos rejeitam Código de Ética e Conduta da empresa pública de rádio e televisão
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:43 0:00

O presidente da AJOC, Carlos Santos, afirma que o documento constitui um “autêntico retrocesso, porquanto limita claramente os direitos e liberdades dos jornalistas e demais trabalhadores da RTC”.

Em declarações à VOA, Santos acrescenta que não se deve confundir os assuntos laborais com a vida privada de cada um, “mormente quanto se limita o direito ao pensamento e liberdade de opinião nas redes sociais”.

O jornalista afirma que a organização vai denunciar essa situação junto de organismos internacionais,nomeadamente a Federação Internacional de Jornalistas e outras entidades que defendem a liberdade e direitos humanos.

A AJOC promete apoiar os jornalistas noutras formas legais de luta, incluindo recurso às instâncias judiciais adianta.

A VOA tentou ouvir a RTC , mas a presidente do Conselho de Administração, Sara Pires, afirmou que empresa não tem “nada a declarar” sobre o assunto.

A Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP) já tinha denunciado o Código de Ética e Conduta dizendo que contém "um conjunto de medidas de censura" e que é um instrumento que "não se concebe num Estado democrático de direito".

Numa carta enviada à AJOC e à RTC, a organização de jornalistas da CPLP disse que o referido Código de Ética, “ao contrário do que se propaga como justificativa da criação, ou seja, para incentivar nos profissionais uma postura de responsabilidade ético-profissional conducente, de forma a tranquilizar o público sobre o cumprimento da função social de mediador independente e responsável, "reveste-se de um conjunto de medidas de censura que não se concebe num Estado democrático de direito".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG