Links de Acesso

Jornalistas angolanos lamentam morte de Salgueiro Vicente


Salgueiro Vicente, jornalista angolano

SIC investiga causas da morte do jornalista encontrado sem vida em casa

O jornalista angolano Salgueiro Vicente, da Rádio Ecclésia, foi encontrado sem vida na sua residência em Luanda na manhã desta quarta-feira, 29, e as causas da morte ainda são desconhecidas.

De acordo com informações familiares, o jornalista cumpriu normalmente a sua jornada de trabalho na terça-feira.

Em comunicado, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) indicou ter feito deslocar uma equipa à residência, que procedeu à remoção do cadáver para a Morgue Central de Luanda, junto do Hospital Josina Machel”.

"Importa referir que na sequência destas diligências, o corpo do malogrado será submetido à perícia médico-Legal para efeitos de determinação das reais causas da morte", acrescenta a nota.

Quem trabalhou com Vicente, ainda ontem foi o seu editor-chefe, Anastácio Sassembele.

“Ele estava bem. Ontem ainda trabalhamos. E hoje acordamos com essa triste notícia", lamenta.

António Sakuvaia, jornalista que conviveu com o profissional em várias coberturas jornalísticas, disse ter marcado com ele um encontro no fim de ano “para recordamos os nossos grandes momentos, infelizmente Salgueiro partiu”.

Teixeira Cândido, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, afirma que “apesar das dificuldades que a Rádio Ecclesia enfrentava, que é dificuldade que quase todos os órgãos passam, Salgueiro era daqueles profissionais que eticamente podíamos nos gabar, porque cumpria com zelo”.

A UNITA também já lamentou o passamento físico de Salgueiro Vicente, “com surpresa e tristeza”.

“Salgueiro Vicente faz parte da geração de jovens jornalistas que preservam o rigor profissional, em cujas matérias se podia vislumbrar criatividade, dinamismo, entrega e espírito de missão. A Rádio Ecclésia e o país perdem um servidor, um exímio repórter e um jornalista de qualidade, que há-de fazer muita falta”, conclui o grupo parlamentar daquele partido.

Natural do Huambo, onde nasceu há 35 anos, Salgueiro Vicente trabalhou na agência de notícias Angop naquela província e actualmente apresentava o programa "Enclave" da emissora católica de Angola.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG