Links de Acesso

Jornalistas angolanos e militantes da UNITA reclamam de perseguição política


Teixeira Cândido, Secretário do Sindicato de Jornalistas de Angola
Teixeira Cândido, Secretário do Sindicato de Jornalistas de Angola

Aumento de casos de perseguição política e de violação dos direitos humanos preocupam a sociedade e classe política em Angola.

Para falar sobre o assunto, ouvimos Teixeira Cândido do sindicado dos
jornalistas, Liberty Chiyaka do grupo parlamentar da UNITA, Ana Celeste, secretária de estado dos direitos humanos e o analista político, Albino Pakisi.

Jornalistas angolanos e militantes da UNITA reclamam de perseguição política
please wait

No media source currently available

0:00 0:22:47 0:00

São cada vez mais preocupantes as ocorrências de casos de perseguição política contra jornalistas, activistas cívicos e na maioria das evidências contra os membros e simpatizantes de partidos políticos na oposição.

A sede do Sindicato dos Jornalistas Angolanos não foi poupada destas
supostas perseguições e foi assaltada, na última semana, sem a danificação das portas e das janelas e levaram apenas o principal computador. Na porta foi ainda deixado um recado dirigido ao líder da
organização.

O sindicato confirma através de uma nota, que foi feita uma participação, no princípio desta semana, e aguarda até agora que os
serviços de investigação respondam mais a este caso.

Na província de Benguela, o jornalista José Honório, da Delegação da
Agência de Notícias, foi agredido por efectivos da Polícia Nacional, por chamar atenção à forma como os efectivos estavam a abordar as quitandeiras na via pública.

Em Julho deste ano, o jornalista João Armando, viu também os seus computadores roubados, assaltaram a sua casa à noite e, até hoje este
caso nunca foi esclarecido pelas autoridades.

O silêncio das autoridades angolanas, principalmente da Procuradoria
Geral da República e da Polícia Nacional, levanta vários questionamentos sobre a quem interessa o suposto clima de terror, o clima de medo e de intimidação.

O secretário geral do Sindicato dos Jornalistas, Teixeira Cândido descreve um cenário de alguma preocupação, depois do assalto e os recados que recebeu a partir de pessoas desconhecidas.

Fórum

XS
SM
MD
LG