Links de Acesso

Jornalista angolano agredido por agente da polícia apresenta queixa

  • Coque Mukuta

Vicente Salgado, jornalista angolano

Sindicato pede responsabilização do autor da agressão a Vicente Salgado

O jornalista da rádio Ecclésia Vicente Salgado apresenta amanhã, 17, uma queixa contra o agente da polícia que o agrediu na segunda-feira quando fazia uma reportagem sobre o cheiro vazado da base logística da SONIL, que terá provocado desmaios em alguns populares.

Em reacção, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (STA) mostra-se agastado por nunca ter sido responsabilizado nenhum agressor contra profissionais da imprensa no país.

Salgueiro Vicente foi agredido por um agente da polícia quando fazia uma reportagem sobre o cheiro vazado da base logística da SONIL, que terá provocado desmaios em alguns populares.

O jornalista contou à VOA que foi ouvido nesta quarta-feira, 16, por um oficialda Policia Nacional da Divisão da Ingombota que se deslocou às instalações da radio Ecclésia mas amanha fará “uma queixa contra o agressor” no comando provincial de Luanda da Polícia Nacional .

Teixeira Cândido, secretário-geral do STA garantiu apoio jurídico ao profissional agredido.

“Começamos por aconselhar o jornalista, a fazer uma queixa”, disse Cândido, lamentando que nunca nenhum agressor de jornalistas foi responsabilizado pelas autoridades mesmo com queixas feitas pelos visados.

Aquele responsável diz esperar não receber mais queixas de agressões contra jornalistas nacionais e internacionais em época de eleições.

“Ainda não nos chegou rigorosamente nada e espero que não nos chegue porque todos os jornalistas credenciados devem ser protegidos”, indicou Cândico..

Até agora, não houve qualquer reacção pública da Polícia Nacional.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG