Links de Acesso

John Kerry sofre acidente na véspera de acordo com Espanha de olho em África


John Kerry em bicicleta (Foto de Arquivo)

EUA vão aumentar presença em base espanhola para atender crises no norte e oeste de África.

O Secretário de Estado americano John Kerry foi internado no Hospital Universitário de Genebra este Domingo, 31, após sofrer uma queda de bicicleta.

A informação foi revelada por John Kirby, porta-voz do governante, que adiantou que Kerry está e consciente e estável.

Os médicos fizeram radiografias às pernas e Kirby indicou que Kerry poderá ter alguma lesão, sem precisar se houve fracturas.

O acidente ocorreu na manhã de hoje, 31, na cidade de Scionzier, na fronteira entre a França e a Suíça, e, após a queda, o Secretário de Estado foi levado de helicóptero até o hospital.

John Kerry encontra-se em Genebra onde ontem se reuniu com seu colega iraniano, Mohamad Javad Zarif, no âmbito das negociações para conseguir um acordo sobre o programa nuclear do Irão.

Estava previsto que nesta mesma tarde Kerry e a sua delegação deixassem Genebra e se dirigissem à Espanha, onde o secretário de Estado vai assinar um acordo para manter de forma permanente na base de Morón de la Frontera (Sul) uma força de intervenção norte-americana de 2.200 homens para responder às crises no Norte e Oeste de África.

Após quatro meses de negociações, a base de Morón, perto de Sevilha, vai passar a acolher também 500 civis norte-americanos, para além de 28 aviões.

Com este acordo, a base de Morón converte-se em base permanente das forças norte-americanas que devem responder a situações de crise ou operações logísticas para proteger as suas instalações, pessoal e cidadãos no Norte e Oeste de África.

XS
SM
MD
LG