Links de Acesso

Joe Biden e legisladores chegam a acordo sobre plano de infraestruturas


Presidente Joe Biden fala com o senador republicano Rob Portman na Casa Branca, 24 de Junho de 2021
Presidente Joe Biden fala com o senador republicano Rob Portman na Casa Branca, 24 de Junho de 2021

Depois do impasse, 21 senadores dos dois partidos encontraram um terreno comum

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e um grupo de senadores republicanos e democratas anunciaram um acordo em torno de um programa de infraestruturas, nesta quinta-feira, 24, em Washington.

“Nós temos um acordo”, anunciou o Presidente, junto dos legisladores, tendo reiterado que “todos concordamos que nenhum de nós conseguiu o que queríamos”.

Biden admitiu que ele não conseguiu “tudo o que queria”, mas destacou que os senadores também “deram mais do que estavam dispostos a dar”.

O Presidente sublinhou que “eles têm a minha palavra de que cumprirei o que propuseram e eles me deram a sua palavra também”.

O senador republicano de Ohio, Rob Portman, que faz parte do comité de Finanças realçou que“são estradas e pontes, mas também muitos outros tipos de infraestrutura, incluindo banda larga, sistema de água, sistema ferroviário, todos bons para a economia”.

Por seu lado, a senadora democrata pelo Arizona Krysten Sinema enfatizou na conversa com repórteres que “todos demos um pouco para conseguirmos, porque o que fizemos foi colocar em primeiro lugar as necessidades do nosso país”.

As discussões nos últimos dias concentraram-se num plano de investimentos de mais de um trilhão de dólares, entre novos projectos e o reaproveitamento de outros em curso.

Depois d o Presidente ter apresentado um projecto muito superior, os republicanos contrapuseram com um montante que Joe Biden considerou inegociável.

Ante o impasse que poderia atrasar os projectos de investimentos, 21 senadores, de ambos os partidos, decidiram, por iniciativa própria, encontrar uma terceira via, que hoje foi aceite pelo Presidente.

Por agora, desconhecem-se todos os detalhes do plano, mas o total de investimentos ascende a 1,2 trilhões de dólares a serem desembolsados em oito anos, com 579 bilhões de dólares em novos projectos.

XS
SM
MD
LG