O Presidente americano comemora nesta quinta-feira, 31, o Dia da Visibilidade Transgénero numa personalidade com personalidades proeminentes numa investida contra o que seu Governo chama de "perigosos ataques legislativos antitransgéneros", em referência a leis recentemente aprovados em Estados liderados por republicanos.
Joe Biden anunciou novas medidas destinadas a tornar o Governo federal mais inclusivo para pessoas transgénero, incluindo um símbolo "X" nos pedidos de passaporte dos EUA a partir de 11 de Abril e novas máquinas de raios-x da Administração de Segurança de Transporte que são neutros em termos de género.
"Os americanos transgéneros continuam a enfrentar discriminação, assédio e barreiras à oportunidade", escreveu Biden numa proclamação que marca este dia.
"No ano passado, centenas de projectos de lei antitransgénero nos Estados Unidos foram propostos em toda a América, a maioria deles visando crianças transgénero. O ataque continuou este ano. Esses projectos estão errados”, escreveu o Presidente, que deve enviar um mensagem em vídeo.
Na Flórida, o secretário de Educação, Miguel Cardona, vai reunir-se estudantes LGBTQ+ após o Congresso do Estado ter aprovado uma lei que proíbe a instrução sobre orientação sexual e identidade de género nos primeiros anos de escolaridade.
Os republicanos argumentam que os pais devem abordar esses assuntos com as crianças, enquanto os democratas dizem que a lei demoniza as pessoas LGBTQ+, excluindo-as das aulas.