Links de Acesso

Joe Biden é pré-candidato presidencial


Antigo vice-presidente classifica de "aberrante" administração Trump

O antigo vice-presidente americano Joe Biden, anunciou a sua pré-candidatura à Casa Branca nesta quinta-feira, 25, num vídeo, em inglês e em espanhol, divulgado no Twitter, no qual defende os “valores americanos” e classifica de “aberrante” a administração Trump.

"Nós nem sempre vivemos à altura desses ideais", disse o pré-candidato, acrescentando, no entanto, que “nunca antes nos afastamos deles".

Ao citar os confrontos de Charlottesville, entre supremacistas e grupos contra eles, ele criticou o facto do Presidente Donald Trump ter dito que havia pessoas boas dos dois lados.

"Eu acredito que a história vai olhar para trás, para os quatro anos deste presidente e tudo o que ele apoia, como um período aberrante no tempo. Mas, se dermos a Trump oito anos na Casa Branca, ele vai alterar fundamentalmente, e para sempre, o carácter desta nação. E eu não posso ficar parado vendo isso acontecer. A América é uma ideia, uma ideia mais poderosa que qualquer tirano", afirmou Biden, no vídeo de anúncio da pré-campanha.

Biden também publicou um segundo vídeo, em espanhol: "Hoje estou anunciando minha candidatura para presidente dos Estados Unidos. Somos os Estados Unidos da América — e juntos não há nada que não possamos fazer. Junte-se a nossa campanha", diz o post.

A primeira aparição pública de Joe Biden como pré-candidato deve ser na próxima segunda, 29, num evento na cidade de Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia, com integrantes de sindicatos , que são considerados um eleitorado importante.

Aos 76 anos, o antigo número dois de Barack Obamatem sido questionado pela sua idade, quando há várias novos rostos na corrida presencial do Partido Democrata, que tem sofrido uma forte pressão da sua ala liberal.

Trump responde

Biden, no entanto, lidera as pesquisas de opinião entre os democratas.

O Presidente Trump já respondeu e de forma dura.

"Bem-vindo à corrida, Joe “Dorminhoco”. Só espero que você tenha a inteligência, há muito tempo duvidosa, para empreender uma campanha primária bem-sucedida. Será desagradável — você estará lidando com pessoas que realmente têm algumas ideias muito doentes e dementes. Mas, se você conseguir, te vejo na largada!", escreveu no Twitter.

Analistas dizem que Joe Biden pretende assumir-se como um canal de comunicação entre os votantes brancos da classe trabalhadora e os votantes mais jovens e heterogéneos que estiveram na base dos resultados históricos de Barack Obama em 2008.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG