Links de Acesso

João Lourenço é candidato do MPLA à Presidência de Angola em 2017


João Lourenço, actual ministro da Defesa de Angola
João Lourenço, actual ministro da Defesa de Angola

Informação foi avançada pela Rádio Nacional de Angola e confirmada à VOA por fonte do MPLA.

João Lourenço, actual ministro da Defesa, vai ser o candidato a Presidente de Angola nas eleições de 2017, decidiram nesta sexta-feira, 2, os membros do Comité Central do MPLA, de acordo com a Rádio Nacional de Angola.

Embora o comunicado aprovado no final da reunião apenas mencione que o Comité Central "aprovou" uma "resolução interna sobre a designação do cabeça de lista às eleições gerais de 2017", a rádio pública cita “uma fonte da reunião” para assegurar que Lourenço será o cabeça-de-lista, enquanto o candidato a vice-presidente será o actual ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.

Uma fonte do MPLA confirmou à VOA a indicação de Lourenço e Sousa à Presidência e vice-presidência nas eleições do próximo ano.

No discurso de abertura da reunião do Comité Central, Santos apontou os objectivos do MPLA nas eleições de 2017, sem se referir se seria ou não candidato.

"O nosso objectivo é ganhar as eleições com maioria qualificada ou no mínimo maioria absoluta e o segredo estará na disciplina, na união e coesão de todos em torno dos nossos candidatos, quer no processo da campanha eleitoral quer no momento da votação", afirmou.

O Comité Central indicou ainda Fernando da Piedade Dias dos Santos como candidato à presidência do Parlamento

João Lourenço é, desde o congresso do MPLA em Agosto passado, vice-presidente do partido, enquanto Bornito de Sousa, como ministro da Administração Interna, tem liderado o processo de registo eleitoral, muito criticado pela oposição.

Os nomes dos candidatos do MPLA às eleições de 2017 serão anunciados a 10 de Dezembro.

XS
SM
MD
LG