Links de Acesso

João Lourenço diz ter recebido garantias de Kabila que processo eleitoral decorre normalmente


Os presidentes Jospeh Kabila e João Lourenço em Luanda

Presidentes angolano e da RDC encontram-se em Luanda e falaram também de trocas comerciais entre os dois países

O Presidente angolano João Lourenço disse ter recebido nesta quinta-feira, 2, garantias do seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila de que o processo eleitoral no país vizinho decorre “da forma mais normal possível.”

Jospeh Kabila avistou-se com Joaõ Lourenço - 1:27
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:27 0:00

João Lourenço falava no final de um encontro com o Chefe de Estado da RDC que se encontra em Luanda para uma visita de 24 horas.

Ao intervir, Joseph Kabila evitou falar da preparação das eleições no seu país tendo destacado que vai aproveitar a abertura manifestada por Angola para assegurar o escoamento de mercadorias do seu país através do Caminho de Ferro de Benguela.

Os dois presidentes reafirmaram a necessidade de ampliar o nível de cooperação bilateral para outras áreas como comércio e infraestruturas e de segurança ao longo da fronteira comum.

Estavam agendadas conversaões, em paralelo, entre as delegações ministeriais dos dois países com a possibilidade de serem abordados temas como os dos refugiados congoleses em Angola .

A situação político-militar na RDC tem sido uma preocupação de Angola que, através da Comunidade Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), tem desenvolvido esforços diplomáticos para a estabilidade no país vizinho.

Os dois países partilham uma fronteira terrestre de mais de 1.500 quilómetros, várias organizações regionais e relações de amizade e de cooperação.

Refira-se que a RDC tem agendadas para 23 de Dezembro eleições presidenciais, às quais Kabila ainda não disse, oficialmente, que não pretende recandidatar-se, depois de cumpridos já dois mandatos, o máximo permitido pela Constituição do país.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG