Links de Acesso

João Lourenço demite ministro dos Transportes


João Lourenço
João Lourenço

Exoneração de Augusto Martins pode estar ligada a consórcio público-privado Air Connection Express chumbado pelo Presidente angolano

O ministro dos Transportes de Angola, Augusto Tomás, foi exonerado nesta quarta-feira, e para o lugar foi nomeadoRicardo Viegas de Abreu, até agora secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República.

Na nota da Casa Civil enviada às redacções, João Lourenço não apresenta as razões da demissão do primeiro membro do seu Executivo.

A exoneração do ministro dos Transportes aconteceu depois do afastamento de vários membros da Presidência da República, entre eles militares de alta patente, de acordo com um decreto de Lourenço publicado no Diário da República, com data de 11 de Junho.

Alguns dos exonerados estão ligados a um consórcio público-privado visava lançar a Air Connection Express, que pretendia realizar voos domésticos em Angola.

O consórcio seria integrado pela companhia pública TAAG e as empresas privadas Airjet, Air26, Diexim, Mavewa, Air Guicango, Bestfly e a SJL, algumas delas com relações a membros do Governo angolano.

Augusto Tomás, recorde-se, assistiu à assinatura de um contrato em Luanda entre a Air Connection Express e a construtora canadiana Bombardier, que chegou mesmo a anunciar a 6 de Maio, o fornecimento de seis aviões Q400 no valor de cerca de 180 milhões de dólares.

João Lourenço tinha manifestado a sua oposição ao consórcio.

XS
SM
MD
LG