Links de Acesso

João Lourenço condena assaltos ao Sindicato dos Jornalistas Angolanos e dá apoio à manifestação de hoje


Presidente angolano, João Lourenço, (esq), fala com João Santa Rita, da VOA, Washington, 16 Dezembro 2022
Presidente angolano, João Lourenço, (esq), fala com João Santa Rita, da VOA, Washington, 16 Dezembro 2022

Assaltos visaram desacreditar o governo, disse o Presidente

O Presidente angolano disse que os recentes assaltos à sede do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) tinham tido como objectivo desacreditar o seu Governo e manifestou apoio à manifestação dos jornalistas programada para este sábado, 17, em Luanda.

Para o João Lourenço é impensável que as autoridades cometessem a “asneira” de assaltarem a sede do sindicato.

Numa entrevista à VOA em Washington, Lourenço disse que o seu Governo continua empenhado na defesa dos jornalistas e da liberdade de expressão, acrescentando que “o que é preciso é que a polícia faça a devida investigação para se apurar quem são os responsáveis”.

“Os responsáveis desta acção condenável não pretendem outra coisa senão responsabilizar o Governo por isso”, afirmou o Presidente para quem “nós temos sido os maiores defensores dos jornalistas, defendemos a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão”.

“Não faz sentido que o Governo cometa uma asneira tão grande quanto essa”, sublinhou o Presidente angolano, quem acrescentou que a manifestação de hoje de protesto contra os assaltos “é bem-vinda”.

“É um direito que lhes cabe e devem, sim senhor, manifestar-se para se fazer sentir a necessidade de o Estado assumir a sua responsabilidade de investigar isso”, disse o Presidente.

“Isso deve estar já a ser feito e acredito que as polícias estão a trabalhar no assunto”, acrescentou João Lourenço.

“A manifestação que saia e que se condene quem tem que se condenar mesmo sem se saber ainda quem são os responsáveis”, afirmou João Lourenço, que participou de 13 a 15 na Cimeira Estados Unidos-África, em Washington.

Quem tem medo da Liberdade? Questionam jornalistas angolanos
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:28 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG