Links de Acesso

João Lourenço exonera ministro da Comunicação Social


João Melo (centro) é substituído por Nuno dos Anjos Caldas Albino “Nuno Carnaval”

O Presidente angolano demitiu o ministro da Comunicação Social, João de Melo, e nomeou para o cargo Nuno dos Anjos Caldas Albino “Nuno Carnaval”.

A decisão está numa nota da Casa Civil da Presidência da República enviada às redacções nesta segunda-feira, 28, na qual também exonerou Rui Jorge Carneiro Mangueira, do cargo de embaixador no Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, e Mário Félix, de embaixador da Costa do Marfim.

Para Londres foi nomeado Geraldo Sachipengo Nunda, enquanto Feliciano António dos Santos representará Angola na Polónia.

Reacção

Numa primeira reacção no Twitter, Melo escreveu: "Deixei de estar ministro. Vou ser o que de facto sou: jornalista, escritor e professor. Um abraço a todos".

João de Melo foi nomeado ministro da pasta de Comunicação Social logo após a posse de João Lourenço, em Setembro de 2017, e prometeu liberalizar e desgovernamentalizar o sector, nomeadamente a nível da autorização de mais radios locais, dos quais não se tem notícia.

Comissão de Carteira e Ética

Ele também liderou a preparação do pacote de legislação para reforma do sector que deve ser discutido em breve no Parlamento.

Melo deixa o Executivo dois dias depois de uma Assembleia Geral de 72 delegados ter escolhido, pela primeira vez, os 10 membros da Comissáo de Carteira e Ética, um organismo de direito público com competência de assegurar o funcionamento do sistema de acreditação dos profissionais, atribuir, renovar, suspender ou caçar a carteira de jornalistas e ainda apreciar, julgar e sancionar a violação dos deveres ético-deontológicos dos profissionais da comunicação social.

Integram a comissão os jornalistas Luísa Rogério, Engrácia Matias, Honorato Silva, Miquéias de Sousa, Alexandre Africano Neto, Maria Calolo, Coque Manuel (Mukuta), Adelino Nguza, Ermelinda da Costa e José (Manuel) Gimbi.

De referir que dois correspondents da VOA integram a comissão, Coque Mukuta, em Luanda, e José Manuel, em Cabinda.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG