Links de Acesso

Jean-Pierre Bemba absolvido pelo Tribunal Pena Internacional


Jean-Pierre Bemba
Jean-Pierre Bemba

Antigo Presidente da República Democrática do Congo foi absolvido de uma pena de 18 anos de prisão, mas continua detido à espera da decisão noutro caso

O Tribunal Penal Internacional (TPI) absolveu em apelação nesta sexta-feira, 8, o antigo vice-presidente da República Democrática do Congo, Jean-Pierre Bemba, condenado a 18 anos de prisão em primeira instância, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos na República Centro-Africana.

"A Câmara de Apelações anula a declaração de culpa de Jean-Pierre Bemba" e "pronuncia a absolvição do acusado já que graves erros cometidos pela Câmara de Primeira Instância fazem desaparecer completamente a sua responsabilidade penal", declarou o juiz Christine van den Wyngaert.

De forma inesperada, a Câmara de Apelações anulou assim a pena mais longa já imposta pelo TPI, jurisdição criada em 2002 para julgar os piores crimes cometidos no mundo.

Jean-Pierre Bemba, rico empresário que se transformou no que se convenciou chamar de "senhor da guerra", foi condenado em primeira instância, em 2016, a 18 anos de prisão pelos crimes de guerra cometidos por sua milícia, o Movimento de Libertação do Congo (MLC), na República Centro-Africana (RCA) entre Outubro de 2002 e Março de 2003.

Bemba continua, no entanto, detido, devido a outro caso em que foi declarado culpado por ofensas à administração judiciária.

O TPI deve supervisionar com urgência este outro caso, destacaram os juízes da Câmara de Apelações.

XS
SM
MD
LG