Links de Acesso

Janaúba chora a tragédia em jardim de infância e começa a enterrar suas crianças

  • Patrick Vaz

Brasil de luta e autoridades sem respostas

Mais um dia de muita comoção na cidade de Janaúba, no norte do Estado de Minas Gerais, no Brasil, após o zelador de uma creche colocar fogo no corpo e matar com ele cinco crianças e uma professora.

Os corpos de algumas vítimas são enterrados nesta sexta-feira, 6.

As autoridades confirmam sete mortos, sendo seis crianças com idades entre três e cinco anos, uma professora e o agressor, Damião Soares dos Santos, 50 anos.

Outras 24 pessoas estão internadas com vários tipos de queimadura, algumas em estado mais grave.

E ao mesmo tempo que a cidade e o Brasil todo estão abalados com a tragédia, o tamanho da solidariedade também impressiona, com campanhas de doação de sangue, remédios e ajuda de todos os tipos chegando à cidade.

O Presidente Michel Temer declarou luto oficial de três dias no país, enquanto o Governo de Minas Gerais declarou luto de sete dias.

O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, disse o que a direção da creche relatou sobre essa tragédia.

“Esse funcionário depois de retornar do período de férias trabalhou normalmente na segunda-feira, não compareceu na quarta e a direção questionou ele a falta. Ele disse que estava tudo bem. O vigia não estava afastado por problemas de saúde. Na última manhã, ele foi cedo na escola e disse que entregaria um atestado médico para a diretora. Ele atravessa o portão e chega até às salas onde estão as crianças. Entra no local onde estavam as crianças do segundo período, com idades entre três e cinco anos. Simplesmente abaixa e retira da mochila um tambor com líquido inflamável e joga no próprio corpo e nas crianças e na professora. Em seguida, ateia fogo. O teco da sala era de pvc, um tipo de plástico, que rapidamente também pegou fogo e caiu queimando todos ali”, disse.

O prefeito ressalta que naquele momento nenhuma palavra foi dita pelo vigia.

Ele ressalta que a tragédia poderia ser maior, se não fosse o heroísmo das pessoas próxima, em especial de uma das professoras que acabou falecendo nas últimas horas com quase 100 por cento do corpo queimado.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG