Links de Acesso

Istambul: Um morto em ataque numa igreja católica romana


Agentes da lei e ordem perto da igreja atacada
Agentes da lei e ordem perto da igreja atacada

Dois agressores mascarados atacaram uma igreja católica romana, em Istambul, durante uma missa dominical, matando uma pessoa, disseram autoridades turcas.

Os agressores armados atacaram a Igreja de Santa Maria, no distrito de Sariyer, às 11h40, disse o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, no X, anteriormente conhecido como Twitter.

Ele não especificou que tipo de armas foram usadas ou se mais alguém ficou ferido.

Yerlikaya condenou o ataque e disse que as autoridades trabalham na captura dos agressores. Uma investigação foi aberta.

Um pequeno vídeo que circula nas redes sociais aparentemente retrata o momento do ataque, com dois homens mascarados entrando na igreja e abrindo fogo, com todos os crentes caindo no chão. Os dois homens então saem abruptamente.

As autoridades turcas instituíram uma proibição da cobertura mediática do ataque.

O presidente camarário de Istambul, Ekrem Imamoglu, ofereceu as suas condolências e apoio às minorias religiosas na cidade, que, como a Turquia como um todo, é principalmente muçulmana.

“Não há minorias nesta cidade ou neste país. Somos todos cidadãos reais”, disse ele aos repórteres.

Tuncer Cihan

O Papa Francisco referiu o ataque em comentários na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, no domingo.

“Expresso a minha proximidade à comunidade (da Igreja) de Istambul, que durante a missa sofreu um ataque armado com um morto e alguns feridos”, disse o pontífice.

Em declarações à Associated Press, o sobrinho da vítima identificou o homem falecido como Tuncer Cihan.

Ele observou que o alvo era a igreja e não o seu tio. “Ele era um indivíduo com deficiência mental que não tinha ligação com a política ou organizações (criminosas). Ele foi lá a convite e foi vítima do destino”, disse Cagin Cihan.

A igreja é administrada por uma ordem italiana de frades franciscanos.

O ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, disse que o seu ministério está a acompanhar a situação junto com a Embaixada Italiana na capital da Turquia, Ancara, e o consulado em Istambul.

“Expresso as minhas condolências e firme condenação pelo vil ataque à Igreja de Santa Maria″, escreveu Tajani. Ele acrescentou que “estou certo de que as autoridades turcas irão prender os responsáveis”.

Fórum

XS
SM
MD
LG