Links de Acesso

Israel diz ter atacado alvos iranianos na Síria


Foto cedida pelos Capacetes Brancos sírios - cidade de Maaret al-Numan, província Idlib, Síria. 22 de Agosto, 2019

Israel diz ter atacado alvos iranianos na Síria para frustrar um ataque iminente de aquilo que chamou de “drones assassinos” contra Israel.

Apesar do Irão ter negado esse ataque, o incidente provocou novas tensões entre Israel e o Irão. Israel ordenou o envio do seu míssil Iron Dome para a fronteira com a Síria.

É raro Israel assumir a responsabilidade de ataques aéreos contra alvos iranianos na Síria, embora se acredite que Israel possa ter levado aa cabo centenas desses ataques na Síria nos últimos anos.

Mas desta vez o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu assumiu o ataque elogiando num tweet os esforço do seu exército e dizendo que o Irão havia planeado enviar drones assassinos com explosivos para Israel. Ele alertou o Irão de que a nação “não tem imunidade em lugar algum”

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos reportou que cinco pessoas foram mortas, incluindo dois militantes da organização libanesa pró-Irão, o Hezbollah. Contudo, a agência de notícias Reuters citou um oficial sénior iraniano, Mohsen Rezai, que disse que Israel não tem a capacidade para um ataque desse género.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG