Links de Acesso

Israel analisa proposta de trégua em Gaza e Hamas exige acordo completo


O Governo israelita analisa nesta terça-feira, 15, a proposta do Egipto para uma trégua, uma semana após o início da ofensiva do exército contra a Faixa de Gaza, enquanto o Hamas exige um acordo completo para um cessar-fogo.

A iniciativa egípcia prevê um "fim total das hostilidades aéreas, marítimas, ou terrestres" das duas partes e a abertura de negociações sobre a entrada de bens no território palestino sob bloqueio.

O movimento islâmico Hamas, no poder na Faixa de Gaza, informou que recusará qualquer cessar-fogo que não inclua um acordo completo sobre o conflito, segundo seu porta-voz, Fawzi Barhum.O Hamas exige a suspensão dos bombardeamentos, o fim do embargo comercial vigente desde 2006, a abertura de um posto de fronteira entre Rafah e o Egito e a libertação de prisioneiros.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, convocou uma reunião do gabinete de segurança para a manhã desta terça-feira, para "examinar seriamente" a proposta do Egipto, disse à AFP um alto responsável israelita.

XS
SM
MD
LG