Links de Acesso

Iraque anuncia expulsão do Estado Islâmico do seu território


Forças iraquianas

O primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi anunciou neste sábado, 9 de Dezembro,que a guerra de três anos para expulsar o Estado Islâmico do Iraque chegou ao fim e com sucesso.

Numa conferência de imprensa em Bagdad, Abadi disse que as forças iraquianas "controlam completamente a fronteira Iraque-Síria” e portanto “anuncio o fim da Guerra contra o Daesh [Estado Islâmico],

Os combatentes do Estado Islâmico tomaram controlo de quase um terço do Iraque em 2014, ameaçando a existência do Estado do Iraque. Nos últimos três anos e meio as forças iraquianas, apoiadas pela coligação liderada pelos EUA, recuperaram todo o território.

O grupo militante ainda é capaz de executar ataques insurgentes, como aconteceu em Novembro, quando recuperou o controlo de Rawah, a última cidade em seu domínio, junto à fronteira com a Síria, depois de a ter perdido nas semanas seguintes.

O Iraque foca-se agora na reconstrução de várias áreas do país, devastadas pelos combates e na assistência de cerca de três milhões de iraquianos que continuam deslocados.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG