Links de Acesso

Violência no Iraque e na Síria durante feriado religioso


Vaga de ataques abala o Iraque e a Síria no momento em que os muçulmanos assinalam o segundo dia da festa religiosa de Eid al Adha.

Uma vaga de ataques abalou o Iraque e a Síria no momento em que os muçulmanos assinalam o segundo dia da festa religiosa de Eid al Adha.

De acordo com o governo iraquiano pelo menos 15 pessoas morreram numa série de explosões e de tiroteios tendo por alvo a peregrinos chitas que assinalavam o feriado religioso.

A vaga de violência incluiu um atentado bombista a norte de Bagdad que matou pelo menos 5 peregrinos chitas quando se deslocavam de carro para uma mesquita.

Uma outra explosão num popular mercado ao ar livre perto da capital iraquiana matou pelo menos outras 5 pessoas incluindo várias crianças. Uma vaga de outros ataques através do país fez pelo menos mais 5 mortos.

Ninguém reivindicou para já a responsabilidade pelos ataques, mas no passado rebeldes sunitas e militantes da organização terrorista al Kaida tiveram por alvo a comunidade chita tentando fomentar a luta sectária no Iraque.

A violência no Iraque baixou substancialmente em relação ao seu ponto mais crítico em 2006 e 2007. Contudo no mês de Setembro passado pelo menos 365 pessoas morreram por causa de confrontos sectários tornando-se no mês mais violento dos últimos 2 anos.

Entretanto na Síria, o frágil cessar-fogo entre as forças do governo e os rebeldes parece dar mostras de enfraquecer cada vez mais depois do atentado de hoje com um carro armadilhado junto a uma igreja na cidade de Deir Ezzor no leste do país.

O governo acusou grupos terroristas de levarem a cabo o ataque considerando-o outra violação do cessar-fogo que entrou ontem em vigor por ocasião da festa religiosa muçulmana de Eid al Adha.

Segundo a oposição do observatório sírio dos direitos humanos 5 pessoas morreram na explosão.

Aquela organização afirmou também que 150 pessoas morreram ontem na Síria em consequência de confrontos com as forças governamentais.
XS
SM
MD
LG