Links de Acesso

Irão captura duas embarcações americanas


Ilha de farsi no Golfo Pérsico
Ilha de farsi no Golfo Pérsico

Dez tripulantes americanos foram aprisionados. EUA dizem que Teerão prometeu liberta-los Quarta-feira

Dois pequenos barcos patrulha dos Estados Unidos e as suas respectivas tripulações foram capturados pelo Irão mas deverão ser libertados Quarta-feira, disseram entidades oficiais americanas.

Os barcos viajavam no Golfo Pérsico entre o Kuwait e o Bahrain que controladores americanos perderam contacto com eles.

Uma fonte oficial do Departamento de defesa disse á Voz da América que poderá ter havido uma falha mecânica numa das embarcações “ mas isso ainda não é claro”.

“Assumo que estavam em águas territoriais do Irão quando foram detidos”, disse a fonte.

O Pentágono disse que o Irão tinha dado garantias de segurança para as tripulações e que prometeu “ permitir rapidamente que as tripulações seguissem a sua viagem”,.

Entidades oficiais americanas disseram que o incidente ocorreu no Golfo Pérsico perto da ilha Farsi, localizada a meio caminho entre a costa no golfo da Arábia Saudita e o território iraniano.

A Ilha contem uma base naval da Guarda Revolucionaria do Irão e essa talvez seja a razão porque as tripulações americanas foram rápidamente interceptadas e detidas, disseram peritos.

O incidente dá-se menos de um mês depois dos Estados Unidos terem acusado o Irão de ter levado a cabo um teste “provocador” com míssil perto de navios americanos que passavam pelo estreito de Hormuz.

O secretário de estado americano John Kerry esteve em contacto com o seu homologo iraniano Mohammad Javad Zarif mas desconhecem-se pormenores da conversa.

XS
SM
MD
LG