Links de Acesso

Iraniano acusado de esquema de obtenção de partes militares americanas


Supremo Tribunal USA

O departamento da Justiça dos Estados Unidos anunciou que um iraniano faz face a acusaçōes federais relacionadas com alegado esquema para obter partes militares que podiam ser usadas em sistemas de armas nucleares entre outros.

O departamento diz que Merdad Ansari foi extraditado do estado da Georgia para Santo António no Texas onde enfrenta as acusaçōes. "Como alegado, o acusado ajudou o Irão a desenvolver programas de armamento obtendo partes militares em violação do embargo comercial ao Irão" diz John Demers, assistente do procurador-geral para segurança nacional.

Em 2012, um grande júri federal indiciou Ansari, de 38 anos, por conspiração para branqueamento de capitais e fraude eletrónica. Um co-réu foi sentenciado a dois anos de prisão acusado de conspiração para comprar partes militares e enviá-las para o Irão.

Entre 2007 e 2011, segundo o Departamento da Justiça, Ansari e co-réus obtiveram ou tentaram obter partes de 63 diferentes companhias americanas sem que aqueles soubessem que seriam enviadas para o Irão.

Caso seja declarado culpado Ansari pode receber uma pena de prisão de 25 anos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG