Links de Acesso

Irão: Washington vai arrepender-se “como nunca” se sair de acordo nuclear


Hassan Rohani

Os três países europeus que assinaram o acordo, Grã-Bretanha, França e Alemanha, tentaram repetidamente convencer Trump a não se retirar.

O presidente do Irão, Hassan Rohani, disse hoje que se os EUA se retirarem do acordo nuclear Washington vai se arrepender da decisão.

“Se os Estados Unidos deixarem o acordo nuclear, logo verão que irão arrepender-se como nunca antes na história”, disse Rohani, num discurso transmitido pela televisão pública.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que decidirá até 12 de maio se Washington continuará parte do acordo nuclear.

Trump disse que vai desistir do pacto se emendas não forem feitas, incluindo uma proposta para limitar o programa de mísseis balísticos do Irão, que este país tem mantido como uma dissuasão defensiva.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão disse, na semana passada, que o seu país não renegociará o acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais.

O referido acordo foi assinado em 2015, em Viena, entre o Irão e o Grupo 5+1, que além dos Estados Unidos junta a França, Grã-Bretanha, Rússia, Alemanha e China. Todos são membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os três países europeus que assinaram o acordo, Grã-Bretanha, França e Alemanha, tentaram repetidamente convencer Trump a não se retirar.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG