Links de Acesso

Irão e quatro potências discutem manutenção do acordo nuclear;EUA endurecem sanções


Bandeira iraniana numa unidade de produção de petróleo

EUA anunciaram planos para reimpor duras sanções aos sectores energético e bancário do Irão, dizendo que o seu governo precisa de mudar o comportamento e agir como um "país normal".

Os ministros das Relações Exteriores do Irão e das quatro potências mundiais que ainda querem fazer parte do acordo nuclear assinado em 2015 irão realizar conversações, na sexta-feira, sobre como manter o acordo após a retirada dos Estados Unidos.

A imprensa estatal iraniana informou, nesta terça-feira, que o ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, irá reunir, em Viena, com seus colegas da Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Alemanha.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, também vai à Suíça e Áustria, nesta semana, numa digressão diplomática para tentar preservar o acordo que limita a actividade nuclear do Irão em troca do levantamento de sanções.

Rouhani disse que espera que os países europeus revelem um pacote de medidas nos próximos dias para manter o acordo vivo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, retirou os Estados Unidos do acordo em maio.

Todas as outras partes do acordo nuclear dizem que continuam comprometidas e expressaram forte desapontamento com a retirada de Washington.

Os Estados Unidos anunciaram na segunda-feira os seus planos para reimpor duras sanções aos sectores energético e bancário do Irão, dizendo que o seu governo precisa de mudar o comportamento e agir como um "país normal".

"O nosso objectivo é aumentar a pressão sobre o regime iraniano, reduzindo a zero a sua receita com as vendas de petróleo", disse o director de Planeamento de Políticas, Brian Hook.

Segundo Hook, "países normais não aterrorizam outras nações, proliferam mísseis e empobrecem o seu próprio povo".

Parafraseando o secretário de Estado, Hook disse que a nova estratégia não é para a mudança de regime, é para mudar o comportamento da liderança no Irão para estar em conformidade com o desejo do povo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG