Links de Acesso

Irão inaugura submarino com mísseis "cruise"


Está a aumentar a possibilidade de guerra, diz ministro iraniano
Está a aumentar a possibilidade de guerra, diz ministro iraniano

O presidente iraniano Hassan Rouhani inaugurou hoje um novo submarino armado com mísseis “cruise” enquanto se intensifica a guerra de palavras com os Estados Unidos e Israel.

O submarino “Coquistador” de 600 toneladas está armado com torpedos, minas marítimas e misseis “cruise” que podem ser disparados de uma posição submersa, disse a televisão estatal iraniana

Em Munique na Alemanha o ministro dos negócios estrangeiros iraniano Javad Zarif acusou o vice presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, de ignorância e ódio por ter acusado o Irão de querer provocar um novo holocausto.

Zarif falava numa conferência sobre segurança internacional onde anteriormente Pence tinha pedido aos países europeus para abandonarem o tratado nuclear com o Irão tal como feito pelos Estados Unidos.

O ministro iraniano acusou os Estados Unidos de arrogância e disse que as declarações do vice-presidente americano sobre alegado anti semitismo do Irão revelavam ignorância e são perigosas.

Javad Zarif acusou Israel de estar a tentar provocar uma guerra e avisou que isso, juntamente com o comportamento dos Estados Unidos, está a aumentar a possibilidade de um confronto no Médio oriente.

Zarif disse por outro lado que os países europeus, que se recusaram a abandonar o tratado nuclear, não estão a fazer o suficiente para se combater as sanções americanas ao Irão.

XS
SM
MD
LG