Links de Acesso

Clérigo diz que intolerância política resulta da falta de equidade


A opinião é do antigo membro do Comité Inter-Eclesial para a Paz em Angola (COIEPA), Belmiro Chissenguety.

O antigo membro do Comité Inter-eclesial para a Paz em Angola (COIEPA), padre Belmiro Chissenguety, admite que a intolerância política que se regista um pouco pelo país resulta da falta de equidade no julgamento dos factos por parte das autoridades.

Clérigo diz que intolerância política resulta da falta de equidade - 2:19
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:20 0:00
Faça o Download

Em declarações à VOA, o clérigo defendeu a necessidade de equidistância entre a Polícia Nacional e os que exercem poderes políticos e sublinhou que só desta forma as forças da ordem serão vistas como o garante da segurança de todos os angolanos, sem distinção.

Aquele responsável da Igreja Católica defendeu que as autoridades devem apontar os culpados por forma a que não voltem a cometer os mesmos actos, e que ninguém deve ser protegido, ou permitid,o a agir impunemente .

Belmiro Chissenguety afirmou também que o MPLA e a UNITA são responsáveis pela sua linguagem para que a paz prevaleça, advertindo que os ressentimentos do passado de guerra ainda não foram superados.

“Quando os prevaricadores não forem julgados e responsabilizados pelos seus crimes irão cometer sempre”, disse .

Para o responsável dos Direitos Humanos, Francisco Tunga Alberto o fim da intolerância política em Angola só terá o fim quando os partidos permitirem o envolvimento de toda a sociedade civil .

Tunga Alberto considera que intolerância em Angola não envolve apenas os membros dos partidos políticos mas todos os cidadãos do país.

XS
SM
MD
LG