Links de Acesso

Interpool pede prisão de membros da família Gupta, associados a acusações contra Jacob Zuma


Agentes procuram pela família Gupta, em Joanesburgo, 16 de Abril de 2018
Agentes procuram pela família Gupta, em Joanesburgo, 16 de Abril de 2018

Antigo Presidente sul-africano ainda não se entregou à Justiça

A Interpol emitiu ordens de captura contra a família de empresários de origem indicana Gupta, próxima ao ex-presidente sul-africano Jacob Zuma, que, entretanto, viu adiada a sua obrigatoriedade de se entregar à Justiça.

Em comunicado nesta segunda-feira, 5,, o responsável da autoridade de investigação do Ministério Público, Hermione Cronje, afirmou que as notificações da Interpol visam membros da família Gupta, os seus cônjuges e mais quatro pessoas ligadas a organizações financeiras, no âmbito de um caso judicial de fraude e corrupção na África do Sul.

No mês passado, as autoridades sul-africanas solicitaram a intervenção da Interpol na extradição dos irmãos empresários Gupta dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Há suspeitas de que aqueles empresários terão fugido, quando, em 2018, começaram a ser investigados os negócios em que estão envolvidos na África do Sul.

Eles são acusados de fraude e lavagem de dinheiro num caso que vai a julgamento no tribunal em Bloemfontein, em Ssetembro.

Entretanto, após ter sido condenado a 15 meses de prisão por desacato à justiça no passado dia 29, e com um ordem para se entregar voluntariamente ontem, o antigo Presidente não se apresentou à justiça por considerar que o Tribunal Constitucional marcou para o dia 12 uma nova audiência, em virtude de um recurso que interpos no sábado, 3.

Entretanto, o ministro do Interior, Bheki Cele, disse a repórteres nesta segunda-feira, 5, que a polícia recebeu uma nova orientação e que deve executar a ordem até quarta-feira.

XS
SM
MD
LG