Links de Acesso

Intensos tiroteios na capital da Guiné-Conacri


Presidente Alpha Conde

Soldados e veículos blindados nas ruas com confrontos perto do palácio presidencial. Ministério da Defesa diz que guarda presidencial repeliu "um grupo de soldados"

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas durante intensos tiroteios registados hoje perto do palácio presidencial da Guiné-Conacri.

Testemunhas oculares disseram que veículos militares estão nas ruas da capital o que foi confirmado por vídeos colocados nas redes sociais.

Permanece por esclarecer quem estava envolvido nos tiroteios embora uma fonte militar tenha dido que o tiroteio envolveu membros das forças especiais

O ministério da Defesa emitiu um comunicado afirmando que a guarda presidencial e outras forças de segurança tinham “controlado a ameaça e repelido um grupo de soldados”

“Operações continuam para se restaurar a ordem e a paz”, disse a declaração

Um alto responsável governamental disse que o presidente Alpha Condé de 83 anos de idade está bem nas não deu outros pormenores.

Condé venceu controversas eleições em Outubro depois de mudar a constituição para permitir concorrer a um terceiro mandato apesar de violentos protestos da oposição.

Policia confronta manifestantes em Outubro de 2020
Policia confronta manifestantes em Outubro de 2020

Uma outra fonte militar disse que a única ponte que liga ao bairro de Kaloum, onde estão a maioria dos ministérios e o palácio presidencial foi bloqueada e muitos soldados fortemente armados foram colocados em redor do palácio.

A agência Reuters disse que três testemunhas viram dois civis feridos a tiro.

Um jornalista da Reuters disse ter visto duas colunas de veículos blindados e camiões a deslocarem-se em direcção ao Porto Autónomo de Conacri também perto do palácio.

Vídeos nas redes sociais mostram intensos tiroteios em Conacri e veículos carregados de soldados a aproximarem-se do banco central perto do palácio.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG