Links de Acesso

 Cabo Delgado: Intervenção militar da SADC é salutar, mas “é preciso apaziguar corações infelizes”, dizem analistas


Militares africanos, Campo de Treino de Lohatla, África do Sul, 2015.
Militares africanos, Campo de Treino de Lohatla, África do Sul, 2015.

Analistas saudam a decisão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) de intervir no conflito militar em Cabo Delgado, norte de Moçambique, mas dizem que, além da demonstração de força, é preciso também apaziguar os corações, que podem não estar tão felizes como se pensa.

Cabo Delgado: Intervenção militar da SADC é salutar, mas “é preciso apaziguar corações infelizes”, dizem analistas
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:02 0:00

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou que a SADC está a preparar planos para intervir na província de Cabo Delgado, afirmando que "a questão de insegurança está a ser discutida, extensivamente, com base em briefings do próprio Governo de Moçambique".

Em meios académicos, esta opção é considerada válida, tendo em conta que se trata de um conflito de longa duração e o facto de que a cada momento, o grupo de insurgentes está a fortificar-se.

Ramaphosa: insurgência em Moçambique deve ser levada a sério
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:16 0:00

Para o académico Constantino Marrengula, a entrada da SADC, em particular da África do Sul, com mais recursos e com mais capacidade, pode ajudar Moçambique a lutar contra a insurgência, sublinhando que já vai sem tempo nesse particular.

Marrengula acredita que a experiência da África do Sul, resultante da sua intervenção na República Democrática do Congo, possa ser de alguma utilidade, porque tendo em conta aquilo que está a acontecer em Cabo Delgado, "há questões de inteligência e de controlo da fronteira marítima" que se deve ter em conta.

Riscos da internacionalização do conflito

Ele avançou que "a África do Sul está melhor capacitada para ajudar Moçambique neste conflito, o único problema disso é a internacionalização mais efectiva do conflito, porque o discurso é que estamos perante um problema de terrorismo, e eu concordo, mas se começam a entrar outras potências, o grupo de países que financiam o terrorismo, também fortifica-se ainda mais".

Marrengula é da opinião de que isso agrava ainda mais o risco de uma duração mais prolongada do problema, "e nesse caso, a solução terá que ser mais militarizada".

Relativamente à informações de que os insurgentes podem ter algum apoio local, aquele académico afirmou ser provável que o país precise de força militar, mas também de uma outra abordagem de desenvolvimento social e económico de toda a região afectada pelo conflito.

Apaziguar corações infelizes

Para Marrengula, "é preciso demonstrar força, mas ao mesmo tempo que se procura domar e apaziguar corações que possam não estar tão felizes como nós pensamos que estão".

O político Raúl Domingos também considera correta a decisão da SADC de intervir em Cabo Delgado, porque o problema de Moçambique é também da região, e terrorismo é um problema internacional.

Domingos, que lidera o Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD), diz que Moçambique "não se deve dar ao luxo de pensar que pode combater o terrorismo sozinho; o país precisa de reunir forças da região, do continente e do mundo, porque é um fenómeno que passa por muitas fronteiras".

No seu entender, o facto de a SADC não possuir tropas, não constitui constrangimento e recordou que no caso do conflito armado de 16 anos em Moçambique, o Zimbabwe e a Tanzania, "enviaram forças militares para combater a Renamo".

Por seu turno, o diretor executivo do Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD), Adriano Nuvunga, afirma ser urgente a intervenção da SADC, "porque Moçambique, mesmo estando a mobilizar mercenários, não está a conseguir deter o avanço e a consolidação da insurgência militar em Cabo Delgado."

XS
SM
MD
LG