Links de Acesso

Instabilidade em Cabo Delgado pode propiciar o tráfico de drogas, Nações Unidas


Província de Cabo Delgado, Mocambique

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) alerta que a insurgência no norte de Moçambique pode levar ao incremento do tráfico de drogas.

O representante daquele escritório, Marco Teixeira, disse, hoje, 23, que no actual ambiente de instabilidade alguns grupos podem tentar aproveitar “a situação para o tráfico ilícito”.

“Nós estamos atentos a isso e o nosso trabalho é, juntamente com o Governo, não deixar que estes grupos se aproveitem das fragilidades temporárias do país,” disse Teixeira.

Os insurgentes associados ao Estado Islâmico ocuparam, por muitos meses, a vila de Mocímboa da Praia, que tem um estratégico porto, antes apontado por especialistas como provável ponto de tráfico de drogas.

Por outro lado, Moçambique, país de uma costa de cerca de três mil quilómetros, é considerado corredor de drogas, com dificuldades de controlo.

Perante o cenário, Teixeira disse que “continuamos a trabalhar com as autoridades que têm capacidade de intervenção marítima, mas é sempre difícil porque é uma costa larga e isso é um fenómeno que acontece em diferentes países”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG