Links de Acesso

Inhambane: Jovens de Vulanjane bloqueiam estrada nacional para exigir integração nos projectos de gás


Projecto de Gás da Sasol, Temane, Inhambane, Moçambique,
Projecto de Gás da Sasol, Temane, Inhambane, Moçambique,

Analistas dizem que isso é uma verdadeira ameaça

Jovens de Vulanjane e de outras localidades do distrito de Inhassoro, onde a multinacional Sasol tem o projecto de exploração de gás natural, na província de Inhambane, bloquearam a Estrada Nacional Número 1 (EN1), em protesto contra a sua exclusão daquele megaprojecto.

Analistas advertem que o Estado deve olhar para este facto como uma verdadeira ameaça.

Inhambane: Jovens de Vulanjane bloqueiam estrada nacional para exigir integração nos projectos de gás
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:56 0:00

A Televisão de Moçambique mostrou imagens de um troço da EN1, a mais importante do país, que ficou bloqueado em Vulanjane, durante cerca de uma hora.

O motivo da manifestação tem a ver com a falta de oportunidade para jovens da província nos megaprojectos em desenvolvimento na zona de Pande/Temane, ligados sobretudo ao petróleo e gás.

Alguns analistas defendem que não se pode transferir todas as culpas à Sasol, porque quem deve preparar as pessoas para poderem prestar serviços à indústria extractiva é o Estado.

O investigador Borges Nhamirre diz que, para além disso, a indústria extractiva emprega pouca mão-de obra, pelo que é preciso que o Estado estude formas de criar oportunidades de trabalho sobretudo para os jovens.

Diálogo

Nhamirre avançou que "não é possível empregar todas as pessoas na Sasol, mas esta multinacional também deve investir em projectos que beneficiem as comunidades e sobretudo na formação técnica dos jovens locais; o Estado deve olhar para a manifestação de Vulanjane como uma verdadeira ameaça, que no futuro pode ser uma coisa gigante".

"O que se viu em Vulanjane é uma das consequências da má implementação de certos projectos", considerou o analista Tomás Rondinho, para quem "o projecto da Sasol praticamente, não prevê a inclusão de jovens locais, não só naquele megaprojecto como noutros de desenvolvimento ali em curso".

A administradora distrital de Inhassoro, entrevistada a propósito da paralisação do trânsito na EN1, longe de condenar a manifestação, disse que o Governo pretende dialogar com um grupo representativo dos jovens e vai fazê-lo já esta sexta-feira, 30.

Tentámos, sem sucesso, ouvir a reacção da multinacional Sasol.

XS
SM
MD
LG