Links de Acesso

Independentes "agitam" autárquicas em Cabo Verde


Paulino Dias

As oitavas eleições autárquicas em Cabo Verde realizam-se este ano e embora a data não tenha sido marcada, partidos políticos e independentes já começam a movimentar-se.

Enquanto os partidos políticos afinam estratégias para escolher os seus candidatos, o surgimento de independentes, sem qualquer afiliação partidária, promete agitar as águas.

Na ilha da Boa Vista, um empresário italiano vai encabeçar uma lista independente.

Independentes "agitam" autárquicas em Cabo Verde 2:20
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:08 0:00

O consultor Paulino Dias disse à VOA que entra na corrida por entender que tem muito capital a dar em prol do melhor desenvolvimento local e para servir verdadeiramente os munícipes da Ribeira Grande, na ilha de Santo Antão, de onde é natural.

"A nossa primeira e única agenda é o desenvolvimento do município... não temos agenda partidária nacional ou regional, portanto estaremos livres de compromissos partidários que até certa medida pode brigar com os reais interesses da Ribeira Grande", garante Dias.

Por outro lado, o economista afirma que a sua lista é inclusiva, “aberta a todos que estão verdadeiramente interessados em trabalhar para o bem do município e da população”.

Um elemento novo surge na Boa Vista, com o imigrante italiano, Sérgio Corra a entrar na disputa eleitoral para, segundo ele, “resgatar a Boavista”, que em seu entender, tem sido governada sob a bandeira da corrupção, desorganização e incumprimento das leis.

"Estamos numa ilha onde os níveis de corrupção e abandono já ultrapassaram os limites, por isso apresento a minha candidatura para ajudar a mudar esse estado de coisas", realça o empresário italiano que reside há 23 anos na ilha.

Corra reconhece que a disputa não será fácil tendo em conta os condicionalismos existentes, mas realça que entra na corrida para ganhar e ou conseguir eleger deputados e vereadores, no sentido de fiscalizar as ações camarárias .

Para o analista político, António Ludgero Correia o interesse de grupos cidadãos independentes que querem dar o contributo para a melhor gestão do seu município, constitui "grande valia para a vida democrática e desenvolvimento local".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG