Links de Acesso

Independência do Brasil "farrada" a forró na Fortaleza de S. Miguel em Luanda


Targino Gondim, artista brasileiro de forró
Targino Gondim, artista brasileiro de forró

Um espectáculo denominado “Arraiá Bem Brasil”, semelhante às farras de quintal realizadas pelos luandenses, marcou o 7 de Setembro, dia da independência do Brasil, com cantores brasileiros que levaram música e dança forró à antiga Fortaleza de São Miguel, em Luanda, no passado 8 de Setembro.

Organizado pela Aeebran- Associação de Empresários e Executivos Brasileiros em Angola, teve a finalidade de comemorar os 196 anos daquele país da América Latina, a noite de forró aconteceu no pátio do Museu das Forças Armadas, antiga Fortaleza de São Miguel, a entrada da Ilha do Cabo.

A farra brasileira teve como ponto mais alto a actuação da banda Quinteto Sanfónico do Brasil do cantor Targino Gondim, que pela segunda vez esteve no país para animar o 7 de Setembro.

Targino Gondim, a principal atracção da noite, subiu ao palco com a sua banda, dando sequência ao espectáculo. Abriu com a canção “Esperando na Janela”, música que também foi regravada por Gilberto Gil, um dos maiores expoentes da música brasileira. A música, “Esperando na Janela”, fez dançar mais de cem brasileiros, que festejavam mais um ano de Independência. Embora estejam distantes do Brasil, a data não passou despercebida.

Targino Gondim disse que, sempre que for convidado para vir a Angola, não vai hesitar, por estar numa terra cuja cultura é semelhante à do Brasil. “Os angolanos, além de serem acolhedores, sabem estar no espectáculo”, afirmou o cantor.

Embora o estilo musical não fosse tão familiar para os angolanos, quase metade dos espectadores eram nacionais que na Fortaleza acorreram para se juntar à festa nacional do Brasil, numa noite de forró

XS
SM
MD
LG