Links de Acesso

Imigrantes de países da CEDEAO em Cabo Verde saúdam proposta de regularização no país


Praia, capital de Cabo Verde

Governo aguarda proposta do partido da oposição e diz que cumpre as leias da comunidade

O PAICV, principal partido da oposição em Cabo Verde, reiterou, tal como tinha acontecido com a comunidade guineense quando ainda estava no poder, a sua intenção de regularizar a situação de cidadãos dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que se encontram no arquipélago.

Imigrantes de países da CEDEAO em Cabo Verde saúdam proposta de regularização no país
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:21 0:00

A proposta, a ser apresentada ainda neste mês ao Parlamento, visa, a título excepcional, a abertura de um processo de legalização especial, reitera o porta-voz da Comissão Política daquele partido, Walter Évora.

Tendo em conta as relações históricas com os países da CEDEAO, Évora considera “importante a aprovação do projecto-de-lei que visa permitir a legalização dos emigrantes residentes no país”, pelo que espera “contar com a colaboração do partido da maioria nessa matéria”.

Para o ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, o PAICV deve explicar melhor sobre o que pretende com a proposta em questão.

Em declarações à VOA, o também vice-presidente do MPD lembra que “o maior partido da oposição esteve no Governo até há dois anos e não avançou com a ideia que agora anuncia”.

Freire afirma que o Governo cabo-verdiano “cumpre todas as normas comunitárias da CEDEAO”, pelo que espera que o PAICV explique melhor o objectivo a anunciada proposta para a legalização extraordinária de cidadãos da sub-região africana

Por seu lado, o presidente da Plataforma das Comunidades Africanas aplaude a iniciativa do PAICV e espera que a medida seja abraçada e aprovada pelos deputados de todos os partidos com assento no Parlamento.

Zeca Viana adianta à VOA que se trata de uma medida que resolverá a maior reivindicação dos emigrantes, “a obtenção do almejado documento de residência”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG