Links de Acesso

Idai: Organização americana monta clínica em Buzi e OMS prepara vacinação contra a cólera


Mortos ascendem a 501 e casos de cólera a 131

A organização americana Samaritan´s Purse deu início à reabilitação de poços afectados pela passagem do ciclone Idai na cidade da Beira, em Moçambique e prepara a instalação de uma clínica em Buzi.

A pioridade da organização está virada para o tratamento da água e prevenção de doenças com a cólera.

Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Governo moçambicano dão início na quarta-feira, 3, a uma campanha de vacinação oral contra a cólera com pelo menos 900 mil unidades.

O Governo português, por seu turno, está a vacinar seus cidadãos na Beira, tendo para o efeito 600 unidades.

Os dados mais recentes revelados por Ussene Isse, Director Nacional de Assistência Médica de Moçambique, apontam para 271 casos de cólera, mas admite que há mais de dois mil casos de pessoas com sintomas da doença, como vómitos e diarreias severas.

Entretanto, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique revelou neste sábado, 30, que aumentou para 501 o número de mortos devido à passagem do ciclone Idai pela região centro do país a 14 de Março, enquanto o de feridos manteve-se em 1.523, mas o total de pessoas afetadas subiu para 843.723.

No seu balanço diário, INGC acrescenta que o total de desalojados em centros de acolhimento mantém-se em 140,784, bemcomo o número de famílias beneficiárias de assistência humanitária, que totaliza 29.098.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG