Links de Acesso

Furacão Sandy: Obama promete apoio total


“Estamos aqui para vos apoiar. Não vos esqueceremos", disse o presidente

O presidente americano, Barack Obama, deslocou-se ao estado de New Jersey devastado pelo furacão Sandy e prometeu o apoio do governo federal na reconstrução da região.

O presidente visitou os destroços de uma marina na cidade costeira de Brigantine e prometeu que o governo federal vai ajudar New Jersey a recuperar: “Estamos aqui para vos apoiar. Não vos esqueceremos. Vamos fazer com que recebam toda a ajuda de que precisam para reconstruir aquilo que foi destruído”.

O presidente americano inteirou-se dos enormes danos causados pelo furacão Sandy responsável pela morte de mais de seis dezenas de pessoas, por cheias, incêndios e cortes de energia eléctrica em vários estados da costa leste americana.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:42 0:00
Faça o Download



O presidente Obama afirmou que se certificará de que as agências federais vão permanecer no processo de reconstrução até ao fim: “ Posso prometer-vos que o governo federal trabalhará de perto com as entidades estaduais e locais e não desistiremos enquanto a tarefa não estiver cumprida”.

A tempestade gerou entretanto uma aliança pouco habitual entre o presidente Obama, um democrata, e o governador de New Jersey, Chris Christie, um republicano.
O governador, um apoiante ferrenho do candidato republicano à casa Branca, Mitt Romney, acompanhou o presidente na sua visita e louvou a sua resposta ao desastre: “ Tem sido uma boa relação de trabalho de modo a cumprirmos com as tarefas para as quais o povo nos elegeu. Não posso deixar de agradecer ao presidente pela preocupação e compaixão que demonstrou pelo estado e pelo povo do nosso estado.”

O presidente Obama afirmou entretanto que os esforços de auxílio federais vão concentrar-se no estados de New Jersey, Connecticut e Nova Iorque, sobretudo na cidade de Nova Iorque. Prometeu igualmente ajuda ao estado montanhoso de West Virgínia onde o furacão provocou um enorme nevão.

O presidente Obama disse ainda que a principal prioridade nas zonas afectadas é o restabelecimento da energia eléctrica e acrescentou que aviões da força aérea e um navio da marinha de guerra foram disponibilizados para transportar abastecimentos para New Jersey.

Na cidade de Nova Iorque duramente atingida pela tempestade a vida começou a regressar lentamente à normalidade e hoje 14 das 23 linhas de metropolitano começaram de novo a funcionar.

Na zona mais baixa do centro financeiro da cidade em Manhattan continuam entretanto as operações de limpeza das estações de metro inundadas pelo furacão Sandy assim como o trabalho de garantir o restabelecimento da energia eléctrica.
XS
SM
MD
LG