Links de Acesso

Humoristas acusados de instigar protestos impedidos de sair de São Tomé e Príncipe


Abel e Pingó criticam decisão das autoridades
Abel e Pingó criticam decisão das autoridades

Os humoristas acusados de liderarem protestos violentos em São Tomé e Príncipe foram esta sexta-feira, 25, impedidos de viajar para Portugal.

Abel e Pindó, a dupla de comediantes conhecida por “Anda Pligú”, tem actuação marcada para domingo, 27 de Outubro em Lisboa no quadro do Fórum Municipal Para a Interculturalidade, mas foram impedidos de sair do país.

Os humoristas foram surpreendidos no aeroporto de São Tomé com uma nota do tribunal que lhes proibia de se ausentarem do país.

“Esta é a vergonha que se chegou em São Tomé e Príncipe, juízes tomam decisões ao seu bel-prazer sem que as leis sejam respeitadas” disse Pindó.

Abel e Pindó foram ouvidos na quarta-feira, 23, na Polícia Judiciaria no âmbito das investigações anunciadas pelo Governo com o objectivo de encontrar culpados da recente manifestação popular contra a Igreja Universal do Reino de Deus e foram acusados de terem instigado a revolta popular com as suas intervenções nas redes sociais.

Após terem sido impedidos de sair do país a dupla dirigiu-se ao Palácio presidencial para ser recebida pelo Presidente da República, Evaristo Carvalho.

"Viemos perguntar ao senhor Presidente da República o que se passa em São Tomé e Príncipe, porque nós estamos a ver coisas impossíveis a acontecer neste país”, reclamou Abel.

A ordem de proibição de viajar emitida contra Abel e Pindó acontece 24 horas depois de o Governo ter anunciado medidas com vista ao reforço da autoridade de Estado face ao clima de instabilidade social vivido no país.

O porta-voz do governo, o secretário de Estado da Comunicação social, Adelino Lucas, fez saber ainda que” a comissão do Ministério dos Negócios Estrangeiros que se encontra na Costa do Marfim, para tratar do processo de libertação do pastor Ludumilo Veloso já se encontrou com o mesmo e está a cuidar do seu regresso à São Tomé e Príncipe”.

De acordo com informações avançadas naTelevisão São-tomense, Veloso deverá regressar ao país neste sábado, 26 de outubro.

XS
SM
MD
LG