Links de Acesso

Huíla: UNITA prepara-se para as Autárquicas


Comício da UNITA
Comício da UNITA

A UNITA na Huíla está a preparar-se para as eleições autárquicas previstas para 2014 depois da fracassada participação nas eleições de 31 de Agosto.

A UNITA na Huíla está a preparar-se para as eleições autárquicas previstas para o ano de 2014 depois da fracassada participação nas eleições de 31 de Agosto.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:30 0:00
Faça o Download

Esta foi de resto uma das principais conclusões da primeira reunião do partido do “galo negro” ocorrida no final de semana, depois do pleito eleitoral, que definiu ainda a necessidade de estruturação do partido para os novos desafios.

De acordo com a secretária provincial da UNITA na Huíla, Amélia Judite, o partido vai potenciar quadros para as eleições autárquicas e desencadear iniciativas para um processo eleitoral mais democrático;

“ Projectar que são os quadros que poderão candidatar-se sabe que as eleições autárquicas têm a ver concretamente com a governação local é preciso potenciar os quadros locais para este desafio, 2º a questão fundamental que a UNITA vai procurar não só a nível local, mas, vamos propor também através do parlamento é a luta democrática sem contornos e sem sobressaltos deste aproveitamento dos sobas, sabe que hoje o soba tornou-se um obstáculo para o desenvolvimento da democracia no nosso país”.

A Voz da América procurou perceber as razões que levaram a UNITA a obter apenas 48.300 votos, 9,5 por cento do total de votos no círculo da Huíla, situação que retirou a possibilidade de eleger sequer um deputado.

O número um da UNITA justificou a resposta com o facto de algumas zonas de influência do partido terem ficado alegadamente sem votar;

“Eu dou-lhe um exemplo muito prático o município do Kuvango 15.325 pessoas não votaram das quais 12 mil votariam para a UNITA, ou dito de outra maneira, para não estarmos a citar município por município, o sistema de exclusão massiva dos eleitores no sistema dos eleitoral fez com que aqueles eleitores que votariam seguramente para na UNITA não votarem e como é obvio os resultados não foram os mais desejados, mas devo afirmar que tivemos uma grande progressão porque em relação as eleições de 2008 a UNITA na Huíla teve um progresso de 60 por cento”.

A secretária da UNITA na Huíla Amélia Judite que admitiu também que a falta de representatividade do partido em algumas comunas pode ter influenciado negativamente na colheita eleitoral de 2012.
XS
SM
MD
LG