Links de Acesso

Huíla: Professores afirmam que reconciliação nacional está em causa


Assembleia Nacional Angola
Assembleia Nacional Angola

"Quando os discursos inflamados ainda fazem morada na nossa sociedade, então estamos em perigo"

As peripécias vividas pelos professores na Huíla durante a vigência da greve devem ser motivos de análise pelos deputados da Assembleia Nacional quando nesta Quarta-feira 13 debaterem o tema sobre a “reconciliação e a unidade nacional” proposto pela bacada parlamentar da CASA-CE.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:47 0:00
Faça o Download

"As ameaças de despedimento, os descontos nos salários e a actuação da polícia, que dispersou em Junho uma tentativa de manifestação pacífica dos professores, colocam em causa a reconciliação nacional", disse o secretário provincial do sindicato de professores na Huíla, João Francisco.

Para João Francisco o ambiente vivido durante a greve deve servir de análise para os legisladores.

"Porque se o parlamento vai discutir a reconciliação entre angolanos acreditamos este é um dos elementos muito fundamentais. Quando os discursos inflamados ainda fazem morada na nossa sociedade, então estamos em perigo, no que toca ao que seria a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e reconciliada. Esperamos que haja orientações pragmáticas ao governo da província da Huíla para que ponha fim à sua arrogância, à sua conduta de se valer do abuso do poder, valendo-se dos meios que tem, aliciando e abusando de todas as formas para que aqui na Huíla não sintamos a reconciliação nacional”.

O debate sobre a reconciliação e unidade nacional faz parte do programa de debates mensais previstos para o mês de Agosto na Assembleia Nacional durante a 2ª sessão da 3ª legislatura.

O tema em análise foi aprovado durante a conferência de líderes das bancadas parlamentares.

XS
SM
MD
LG