Links de Acesso

Hong Kong vai a eleições a 24 de Novembro


Manifestantes barricados numa universidade Hong Kong. 15 Novembro 2019
Manifestantes barricados numa universidade Hong Kong. 15 Novembro 2019

Nos últimos cinco meses, milhões de pessoas marcharam por Hong Kong, exigindo reformas democráticas no território chinês semi-autónomo. No próximo domingo (24 de novembro), os Hong Kongers finalmente vão ter oportunidade de expressar a sua opinião, ainda que de forma limitada, por meio de votação.

Se a eleição for realizada conforme o planeado, o povo de Hong Kong vai escolher mais de 400 membros de 18 conselhos distritais espalhados pelo pequeno território - um barômetro crucial da opinião pública em meio a uma onda de protestos anti-governamentais que se tornam cada vez mais agressivos.

Os membros do conselho distrital não exercem tanto poder, mas sob o sistema quase democrático de Hong Kong, a votação pode ter um grande efeito na forma como o Conselho Legislativo e o chefe executivo poderão ser escolhidos.

Muitos países do campo pró-democracia temem que o governo adie ou cancele a votação sobre preocupações com a violência nas eleições. Nas últimas semanas, várias figuras pró-democracia foram atacadas, incluindo um político cuja orelha foi parcialmente arrancada durante um confronto em frente a um centro comercial. Um político pró-Pequim também foi esfaqueado por um homem carregando um bouquet de flores.

Algumas vozes pró-Pequim apelam que a votação seja adiada até que a calma seja restaurada.

O People's Daily, o jornal oficial do Partido Comunista Chinês, publicou na semana passada um comentário dizendo que "eleições justas" só são possíveis depois das autoridades "reprimirem decisivamente os tumultos" e restaurarem a paz.

Hong Kong vai a eleições no mesmo dia em que a Guiné-Bissau, também em crise, realiza eleições presidenciais.

XS
SM
MD
LG