Links de Acesso

HIV/SIDA: Estados Unidos e Moçambique assinam acordo de financiamento


Dr. Francisco Mbofana, Secretário Executivo do CNCS, ao lado da Dra. Jennifer Adams, Directora da USAID Moçambique
Dr. Francisco Mbofana, Secretário Executivo do CNCS, ao lado da Dra. Jennifer Adams, Directora da USAID Moçambique

O Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), representada pela Directora, Dra. Jennifer Adams, celebrou um acordo de financiamento, no valor de 500 mil dólares norte-americanos, para o Programa de Fortalecimento dos Sistemas de Resposta ao HIV/SIDA com o Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), representado pelo Secretário Executivo, Dr. Francisco Mbofana.

Com duração de um ano, este acordo de financiamento é, segundo comunicado de imprensa, "mais um capítulo duma longa parceria entre as duas instituições e tem como objectivo a implementação de um programa de fortalecimento das capacidades e habilidades do CNCS para cumprir com o seu mandato de planificar e coordenar a Resposta Nacional de HIV e SIDA".

O projecto irá igualmente fortalecer as capacidades técnicas dos Pontos Focais de HIV e SIDA de catorze Ministérios do Governo de Moçambique e quinze Conselhos Distritais das Províncias de Cabo Delgado, Niassa, Manica, Sofala e Inhambane, em matéria de planificação, monitoria e avaliação da resposta.

Cada província terá três Distritos de enfoque, em que o projecto prevê apoio em meios de trabalho, como computadores, impressoras, scanners, mesas secretárias, e ainda veículos motorizados.

XS
SM
MD
LG