Links de Acesso

Porto Amboim regista mais de 50 casos de SIDA em dois meses


A estatística do sector da saúde local aponta para cinquenta e três casos de doentes com SIDA só de Agosto último até primeiros quatro dias do mês em curso.

O município de Porto-Amboim fica situado há norte do município do Sumbe. As duas cidades Porto-Amboim e Sumbe estão ligadas pelo mar e pela estrada nacional nº 100 que liga Luanda a Benguela.

Tem uma população estimada em mais de duzentos mil habitantes, maioritariamente pescadores e criadores de gado.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:06 0:00
Faça o Download

A ex-cidade da Benguela Velha tornou-se num ponto de convergência dado ao seu desenvolvimento sobretudo em indústrias petrolíferas que dia-após-dia vão se vislumbrando para a alegria dos munícipes.

O turismo também é um dado a reter porquanto este sector agiganta-se cada dia que passa devido interesse da classe empresarial local, nacional e estrangeiro.

Daí que a estatística do sector da saúde local aponta para cinquenta e três casos de doentes com SIDA só de Agosto último até primeiros quatro dias do mês em curso.

Para o chefe de repartição de saúde local Fernando Troco, os jovens devem primar pela abstinência para que não estejam afectados com o VIH-SIDA.

Marta Domingos da saúde pública em Porto-Amboim disse que os números são assustadores e a nível de controlo as pacientes que mais aparecem, são as gestantes pela obrigatoriedade.

Marta Domingos garantiu que o único método que se tem usado tem sido a aplicação do programa de corte vertical.

Marta Domingos da saúde pública em Porto-Amboim preocupada com o índice elevado de casos de seropositivos naquela municipalidade que em menos de sessenta dias já registou mais de cinquenta casos de VIH-SIDA.

O município de Porto-Amboim regista em média mensal mais de quinze óbitos por HIV-SIDA que por falta de transporte a supervisão provincial do programa a nível da província não tem dados exactos nas zonas mais longínquas.
XS
SM
MD
LG