Links de Acesso

Harris reúne-se membro do Gabinete de Guerra de Israel em meio a apelos por “cessar-fogo imediato” em Gaza


Benny Gantz, membro do Gabinete de Guerra de Israel, à saída da Casa Branca, Washington, 4 março 2024
Benny Gantz, membro do Gabinete de Guerra de Israel, à saída da Casa Branca, Washington, 4 março 2024

Vice-presidente tem pedido cessar-fogo imediato

A vice-presidente dos EUA voltou condenar o ataque terrorista de 7 de outubro perpetrado pelo Hamas e a tomada de reféns, incluindo cidadãos americanos, durante uma reunião nesta segunda-feira, 4, com o membro do Gabinete de Guerra israelita, Benny Gantz, na Casa Branca.

Hamala Harris, que se encontrou com Gantz num esforço para um cessar-fogo de seis semanas em Gaza e um acordo sobre os reféns entre Israel e o Hamas, reiterou o apoio de Washington ao direito de Israel de se defender face às contínuas ameaças terroristas do Hamas e sublinhou o compromisso inabalável dos Estados Unidos para a segurança de Israel.

A vice-presidente instou o Hamas a aceitar os termos do acordo, segundo o qual a libertação dos reféns resultará num cessar-fogo imediato de seis semanas e permitirá um aumento da assistência humanitária a toda da Faixa de Gaza.

Ela abordou o recente incidente mortal no norte de Gaza, onde civis que se aglomeravam em torno de camiões de ajuda em busca de alimentos foram mortos pelas forças israeleitas chamando-a de “tragédia horrível”.

Harris também discutiu a urgência de se chegar a um acordo de reféns.

“É importante que todos compreendamos que estamos numa janela de tempo em que podemos realmente fechar um acordo de reféns”, disse ela aos repórteres antes da reunião, reiterando que "queremos que este conflito acabe o mais rápido possível, e como isso acontece é importante.”

Governo de Israel rejeita o reconhecimento unilateral do Estado palestiniano
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:51 0:00


Harris e Gantz também analisaram a iminente operação militar de Israel na cidade de Rafah, no sul de Gaza, onde mais de um milhão de pessoas estão abrigadas.

Ela pediu que um plano humanitário viável seja implementado antes que Israel decida lançar qualquer grande ofensiva contra o Hamas e expressou temores sobre o que tal operação representaria para os civis.

Os Estados Unidos disseram que Israel assinou os parâmetros do cessar-fogo, mas os detalhes ainda precisam ser acertados nas negociações do Cairo com o Hamas.

Harris aproveitou um discurso no domingo para emitir seu pedido de cessar-fogo, um dos apelos mais fortes do governo Biden para interromper a guerra.

Fórum

XS
SM
MD
LG