Links de Acesso

Há que mudar estratégia de projectos de desenvolvimento, diz engenheiro da ADRA


Um engenheiro da Associação de Desenvolvimento Rural e Ambiente, ADRA, diz que o governo de João Lourenço tem que mudar de estratégia quanto aos projectos de desenvolvimento para a agricultura e outros.

Fernando Pacheco diz que programas económicos actuais arriscam-se a falhar se o governo não alterar a forma que fizeram fracassar os projectos da anterior governação.

Fernando Pacheco é engenheiro agrónomo e considera que os projectos até agora concebidos pelo governo angolano para desenvolver o pais na agricultura em especial e outras áreas fracassaram porque o executivo tem adoptado formas erradas no que chamou de projectos “chave na mão”, onde tudo veio de fora, inclusive os recursos humanos e quando estes se foram, nada restou para a nossa economia.
"Muito dinheiro foi mal gasto em projectos tipo chave na mão na agricultura, contratou-se assistência técnica caríssima e os resultados destes projectos foram nulos”, disse.

“Não se desenvolveram projectos estruturantes como por exemplo na produção de fertilizantes e de sementes, na investigação, que hoje seriam fundamentais para o desenvolvimento da actividade agrícola", disse.
Quanto aos projectos actuais, o especialista adverte para o perigo de se repetirem os mesmos erros da gestão anterior do país.

Pacheco diz que outro problema é que não existe em Angola um grande número de empresários.

“Para desenvolvermos a nossa economia do modo como precisamos quer na agricultura, na indústria ou noutro sector qualquer, nós precisamos de milhares de empresas que hoje não existem, e se não existem a prioridade é criarmos e fazer crescer estas empresas", disse.

O engenheiro agrónomo defende também a mudança de atitude do investidor angolano.
"O angolano tem horror ao pequeno, gosta de coisas grandes, um angolano por exemplo no ramo agrícola nunca fez agicultura quando vai à procura de um projecto quer logo começar com um projecto de mil hectares ou de um milhão de dólares, quando ele nunca fez nem um hectar se quer", disse

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG