Links de Acesso

Guterres diz que Moçambique tem legitimidade moral para exigir atenção da comunidade internacional


António Guterres e Filipe Nyusi em Maputo

O secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou nesta quinta-feira, 11, em Maputo, o seu apoio incondicional da organização à reconstrução pós-ciclone em Mocambique.

Guterres diz que Moçambique tem legitimidade moral para exigir atenção da comunidade internacional
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00

Ao falar a jornalistas após um encontro com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, Guterres disse que Moçambique tem uma legitimidade moral para exigir mais atenção porque os desastres naturais de que tem sido alvo "resultam do efeito das mudancas climáticas de que não tem qualquer responsabilidade".

"Moçambique praticamente não contribui para as alterações climáticas e para o aquecimento global, mas o país está na primeira linha das vítimas do aquecimento global", afirmou Guterres, reiterando que "isso dá-lhe o direito de exigir da comunidade internacional uma forte solidariedade e um forte apoio".

António Guterres em declarações a jornalistas em Maputo
António Guterres em declarações a jornalistas em Maputo

O secretário-geral, que está em Mocambique para uma visita de dois dias, manifestou também disponibilidade da ONU em ajudar a combater o extremismo no país, cuja face mais visível passa pelas acções dos grupos armados que actuam no norte de Cabo Delgado.

A visita de Guterres a Moçambique termina amanhã com uma escala à cidade da Beira, onde vai interagir com as vítimas do ciclone Idai.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG